O LADO DIFÍCIL DE VER!



Hoje li um texto de um grande amigo, e me inspirou a escrever... 🙏🏻✨️

A escrever sobre o quê?

Sobre o lado que nos é difícil ver!
 
Aquele lado escuro, menos prazeroso, que muitas vezes só nos coloca em "trabalhos extra"!
 
Aquele lado pelo qual as pessoas nos apontam o dedo, pelo qual nós próprios apontamos o dedo.
 
Aquele lado que temos dificuldade em saber que nos pertence e que por vezes nos deixa em situações desagradáveis afastando-nos, algumas vezes, de pessoas que gostamos.
 
É um lado que todos nós temos e que a sociedade e o Mundo muitas vezes nos espelham!
 
É um lado que magoa, que dói, que massacra, que nos pode fazer sentir repulsa e pouco humanos.
 
É um lado que muitas vezes é criado, desenvolvido pela forma como crescemos e por tudo o que nos rodeia desde o momento que fomos concebidos (família, sociedade, bairro, país, geração,...).
 
É um lado que muitas vezes inconscientemente o mantemos inconsciente!
 
E para acedermos a ele e tomarmos consciência que todos nós, todos os Seres Humanos têm um lado luz e um lado sombra atraímos pessoas, situações na nossa vida que nos espelham e nos obrigam a tomar consciência da existência de ambos os lados e de todos os expectros da nossa personalidade. 
 
Muitas vezes, nas minhas consultas, procuro ajudar quem me procura a libertar-se do julgamento das pessoas e situações que lhes fizeram mal, que as traumatizaram e que consequentemente as bloqueou/feriu emocionalmente e energeticamente, acabando por se somatizar no seu corpo físico.
E uma parte desse processo de cura, de libertação passa por dar consciência que também temos essa capacidade, essa atitude mais condenável e sombria dentro de nós. Muitas vezes não na mesma dimensão, nem intensidade mas quase sempre presente.

Quem nunca julgou o pai, a mãe , o irmão, o patrão, o amigo, o vizinho, a sociedade?!

Quem nunca se defendeu quando lhe é apontado o dedo, referindo que é por culpa dos problemas em casa, no trabalho, etc, tendo dificuldade em assumir a responsabilidade de que efectivamente e (in)conscientemente magoou alguém?
 
Se formos aprofundar o nosso lado mais sombrio, as nossas atitudes mais condenáveis, ou se fizermos essa análise em relação às pessoas que nos magoaram vamos encontrar muitas feridas, muitas situações que provavelmente estavam bastante desequilibradas na nossa vida ou na vida dos outros.
Momentos da nossa vida onde nos encontrávamos perdidos de quem somos - podendo até não sabermos quem somos, pois muitas vezes somos o que nos ensinam a Ser!
 
E quando essas situações acontecem, fica igualmente difícil ver o oposto.

Ver o lado luminoso, ver que essa pessoa, situação que nos magoou/traumatizou tem um lado de crescimento, de aprendizagem, de evolução.

Que as pessoas que nos magoaram muitas vezes não sabiam fazer melhor com as ferramentas e consciência que tinham.

Que mesmo aquelas que nos magoam conscientemente conseguem ter acções e atitudes de amor, de compaixão e que as acções conotadas de negativas são puras defesas, pura sobrevivência de egos, de princípios de vida, de negócios ou da própria família.

Somos animais e isso é importante relembrar.
 
Agimos também por instinto, lutamos pela nossa sobrevivência física e emocional e pela sobrevivência das pessoas, situações da vida que amamos.
 
Quando a mente desliga agimos instintivamente pelas emoções, e quando somos ensinados a bloquear as nossas emoções vidramos na mente não conseguindo observar através do coração, sentir o que nos rodeia.

Por isso, na maioria das vezes, dar um passo atrás permite-nos observar uma perspectiva muito mais ampla, clara de toda a situação. Permitindo que o amor, a compaixão, a cura e a libertação de julgamentos a nós e aos outros sejam feitos com muito mais leveza e harmonia.
 
Já alguma vez tinhas refletido sobre isto? Se não refletiste, fica a dica!
 
 
Com Amor,
 
Arícia ❤️


  
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELA AVÓ ❤️✨️✨️✨️

SER MÃE DELAS ❤️

QUEM TE CONDUZ?