SERENIDADE 😌

 


Segundo Buda, "ser zen é estar ativo em tranquilidade e tranquilo em atividade". Isto é, estar atento, sereno e desperto para viver cada instante com atenção e equilíbrio.

Um grande amigo meu usa com frequência esta expressão que admiro muito, e confesso que para mim ainda é desafiante essa presença, essa atenção, esse equilíbrio na dinâmica dos meus dias. 

Acredito que tal como tantas outras coisas a serenidade é algo que se cultiva, que vamos aprendendo com as experiências da vida.

De que vale passar o tempo a acelerar para dar resposta a tudo? Se a única coisa que ganhamos com isso é stress e consequentemente a sensação que afinal não conseguimos dar resposta a tudo.

Maioritariamente são as nossas necessidades que ficam em falta.  Ficamos sem tempo para encher o nosso "pote interno":

. de luz

. de coisas que nos dão prazer

. de amor

. de atenção/cuidado/carinho

Vejo muito isso nas minhas consultas e apanho-me também a fazer o mesmo comigo (com muito menos frequência é verdade mas ainda acontece em alguns "picos" do ano estas recaídas de esquecer do meu "pote interno" e sentir que vivo numa "auto-estrada" 😅).

Desejo que estas tomadas de consciência nos ajudem a relembrar que esta vida é passageira.

Que é importante desfrutar de quem somos.

Que a nossa função nesta vida está diretamente ligada ao nosso dom.

Que o nosso dom é-nos inato, nascemos com ele e o esforço que exige é sempre temporário, transitório. 

Que quando nos é difícil estar ativo em tranquilidade e tranquilo em atividade é porque provavelmente desalinhamos do nosso centro e que é preciso PARAR, SENTIR, REALINHAR com quem somos.

Ou seja...

(S)er

(E)star

(R)espeitar

(E)sperar

(N)utrir

(I)ntuir

(D)ar

(A)mar

(D)ignificar

(E)scutar


Já alguma vez pensaste nisto?

Consideras-te uma pessoa serena?

Ativa em tranquilidade e tranquila em atividade?

Se nunca pensaste nisto fica a dica!


Com Amor, 

Arícia ❤️

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELA AVÓ ❤️✨️✨️✨️

SER MÃE DELAS ❤️

QUEM TE CONDUZ?