RECIPROCIDADE... ❤️



Estou para escrever sobre esta palavra há muito tempo e só hoje me atrevi. Porquê? Porque é uma palavra que tenho alguma dificuldade em respeitar. Em respeitar em mim...
Dou muito, e felizmente hoje em dia também já recebo bastante, bem mais do que antes porque percebi que tinha de me permitir receber para além de dar. E permiti-me! ❤️ 
No entanto a reciprocidade tem sido mais desafiante para mim...

Algumas vezes apercebo-me que estou a gastar a minha energia com pessoas ou situações que me trazem uma reciprocidade quase nula. Essencialmente no que respeita ao Amor seja de amig@s, trabalho, formação ou de qualquer outra situação. O que me mói por dentro.
É realmente um gasto de energia gigante... 😩

Com o passar do tempo e com o crescimento que me venho permitido fazer estou mais atenta, e o que é certo é que neste último ano surgiram-me vários padrões repetidos do mesmo, falta de reciprocidade. A sensação que tinha é que eu é que estava sempre a puxar pelo outro, pela situação e sentia-me constantemente exausta e frustrada. Sentia que para além de me auto-motivar tinha também de motivar o outro constantemente para poder manter ou fazer evoluir a situação, seja ela de que área for.
Até que um amigo meu disse-me uma única vez: "Tens tanta falta de amor próprio que qualquer migalha que o outro te dá é suficiente para ti, para continuares a alimentar a situação". 
E era verdade! Mesmo eu já tendo apanhado essa falta de reciprocidade com algumas pessoas e situações na minha vida continuava a permiti-las, e esta frase despertou-me.
Foi curta, direta, dolorosa e eficaz! 🧐

Agora uso essa frase para me deixar ainda mais atenta a mim, à reciprocidade das pessoas e das situações relativamente a mim, e a não continuar a alimentar aquilo que não é recíproco, no fundo tem-me ajudado a fazer diferente. ☺️ 
Estou atenta não só no receber essa reciprocidade mas também no dar.
É importante amar-me e respeitar-me, respeitar com quem (ou com o quê)  quero ser recíproca e com quem (ou com o quê) não quero, e assumir isso sem medo desse fim de ciclo.

Já observaste a tua reciprocidade tanto no dar como no receber, e nas várias áreas da vida?
Se ainda não o fizeste fica a dica!

Com Amor,

             Arícia ❤️

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELA AVÓ ❤️✨️✨️✨️

SER MÃE DELAS ❤️

QUEM TE CONDUZ?