ATÉ À ÚLTIMA GOTA...!



Seja um momento a cores ou a preto e branco,
Seja um momento ao sol ou um momento à chuva,
Seja um momento de riso ou um momento de choro,
(cada vez mais) Vivo-o até à última gota!

O que quero dizer com isto?

Quero dizer que este ano aprendi e refleti sobre esta expressão: "Viver até à última gota!" E isto refere-se a quê?

Às nossas emoções, é claro!
Pois elas estão presentes todos os dias e em todos os momentos. E, muitas vezes, vivemo-las na superficialidade:
- choramos um pouco e depois paramos porque temos de ir cuidar das crianças, trabalhar ou simplesmente não nos apetece continuar a chorar;
- rimos um pouco, soltamos umas gargalhadas mas depois interrompemos ou porque o telefone tocou ou porque simplesmente parece mal estar a ali a rir à frente das pessoas ou estar a rir sozinho às gargalhadas;
- damos um abraço e está a saber tão bem mas parece mal já estar abraçada mais do que 30 segundos, o que é que vai essa pessoa pensar? Até parece mal, é melhor interromper o abraço.

O que é certo é que inconscientemente definimos um tempo para vivermos as nossas emoções. Definimos um limiar máximo para poder vivê-las. Porque senão (os outros e eu) vão pensar que já estou a entrar numa depressão, ou porque senão vão pensar que não bato bem da bola e não levo a vida a sério, ou porque senão vão pensar que me estou a fazer àquele ou àquela por estar abraçada à mais de 30 segundos.
Bloqueio, Bloqueio e Bloqueio frequentemente a saída da última gota dessa emoção. E esses últimos restícios vão ficando dentro de nós, vão-se acumulando, voltam a crescer! E a sensação com que fico é que não saio da tristeza, é que não sou efectivamente alegre, é que não consigo ser honesta comigo e com o outro em relação ao que sinto por ele(a). Ficamos com a sensação que não saímos da bola de neve, que ela nunca se dilui e desaparece a 100%.

Se fizer sentido para ti experimenta viver as tuas emoções até à última gota.

É transformador e belo!

Quero lá saber se acham que estou depressiva, louca ou a fazer-me ao outro ou à outra. É fantástico o poder desta última gota.
Que honestidade para comigo mesma e para com o outro.

Agora, é claro que aquelas emoções mais profundas que nunca foram vividas até à última gota e que foram colocadas debaixo do tapete ou sacudidas para trás das costas durante anos podem levar dias, semanas, meses, ou anos até chegar à última gota. E é importante tomarmos essa consciência, aceitarmos isso, e continuarmos a vivê-las. E se for demais continuarmos a vivê-las sozinhas devemos procurar ajuda para nos sentirmos seguros e continuar a sua vivência até à última gota.

Por isso mesmo é que estou cada vez mais atenta a viver as minhas emoções no momento que tomo consciência delas. Evito que vão parar debaixo do tapete. E acreditem:

É mágico! É transformador! Principalmente dentro de nós. Sentimos essa diferença, essa leveza, essa última gota a ser vivida e a sair de dentro de nós. Pode tardar mas não falha! Ela existe e ela sai, se nos libertármos do limiar de tempo que inconscientemente criámos para viver as nossas emoções.


Com Amor,

Arícia ❤️

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELA AVÓ ❤️✨️✨️✨️

SER MÃE DELAS ❤️

QUEM TE CONDUZ?